Páginas

sábado, 13 de março de 2010

O Consumo




¨Viver é consumir e consumir-se ¨

A revolução industrial deu uma alavancada no capitalismo que por sua vez levou a sociedade a constituir uma filosofia de vida muito perigosa para o nosso planeta. Essa filosofia é que se você não consome muito (freqüentemente) você acaba sendo tachado de atrasado, démodé, pobre, por isso todas as vezes que um produto supostamente sai de moda nos temos que jogá-lo fora e comprar um novo.

A globalização também tem uma forte responsabilidade com esse aspecto.Com o avanço da tecnologia de comunicação e transporte conseguimos fazer cada vez mais com que produtos da China, por exemplo, cheguem ao Brasil. Produtos que muitas vezes tem seu prazo de validade muito curto o que nos obriga querendo ou não comprar cada vez mais produtos que não precisaríamos trocar com tanta freqüência e com isso usar cada vez mais nossos recursos esgotáveis.

Mas junto com o avanço da tecnologia de comunicação veio também o aumento da divulgação de que nosso planeta tem seus recursos naturais esgotáveis e que não podemos desperdiçar, pois no futuro esses mesmos recursos desperdiçados atualmente farão muita falta.

Fazendo uma analogia simples, com a facilitação dos meios de comunicação as pessoas iriam perceber que não podemos consumir desreguladamente, mas é exatamente o contrario que acontece.

Um exemplo disso é uma noticia que saiu nos principais jornais que a crise não prejudicou tanto o Brasil quanto os outros países porque a população brasileira não parou de consumir por medo da crise. Isso mostra o quanto estamos cada vez mais alienados a idéia de que temos que sempre andar com um tênis de marca, mais não aquele que foi lançado semana passada e sim aquele que foi lançado ontem.

Grande parte da responsabilidade disso vem da falta de educação dos pais, que muitas vezes com a melhor das intenções tem aquela idéia ¨eu vou dar tudo o que eu não tive para o meu filho¨ mas eles não pensam que mesmo crescendo sem um Nike no pé e um boné da Hurley na cabeça, eles se tornaram adultos responsáveis e muitas vezes muito bem sucedidos. Então parece que há um erro na filosofia que o capitalismo prega.

Se nós não mudarmos essa mentalidade de que para ser alguém é preciso consumir desregulada mente vamos acabar com todos os recursos naturais do nosso planeta.

Um exemplo muito claro disso é a Amazônia que sofre constantemente com o desmatamento.

Outro problema que o consumismo é a quantidade de lixo que é produzido. Muito do material que é produzido para fabricação de tênis, bonés, sofás, camas, mochilas, computadores, notebooks, TVs, etc., não é encaminhado para reciclagem às vezes por não ter infra-estrutura ou simplesmente por não terem utilidade.

Um problema muito grande é com o chamado Lixos tecnológicos que são aparelhos ultrapassadas tais como: geladeiras, fogões, TVs, computadores, celulares que demoram milhares de anos para se decompor. Outro grave problema é quando esse lixo acaba no mar e com isso pode matar os animais marinhos. Existem muitos casos de aves marinhas que morrem por comerem pilhas e baterias que são lançadas no mar.

Eu sei que não vamos conseguir nos libertar de décadas de influência que nos dizem para consumir e consumir em pouco tempo, mas temos que nos conscientizar e começar a mostrar para os mais novos que nós não vamos crescer infelizes se não tivermos tudo o que a TV fala pra gente ter e que para termos um futuro temos que começar a ter uma vida sustentável, ou seja, temos que consumir apenas o necessário e fabricar produtos com uma capacidade de longa duração e perceber que o capitalismo é um regime ecologicamente falido. Tudo isso é necessário para começar a compensar anos e anos de desperdícios de nossa preciosa matéria prima que desperdiçada cada vez que compramos um produto no R$ 1,99 que só vai durar alguns dias depois jogamos fora.

Eduardo M. Franco

Como chegamos ao ponto de colocar um preço em uma coisa que nunca nos pertenceu?





Eduardo M. Franco

Crueldade sem limite com a fauna marinha


China: moda da sopa de barbatana ameaça tubarões

A moda de comer sopa de barbatana de tubarão na China, prato comum em banquetes de negócio, política e até festas, se transformou na principal ameaça para a sobrevivência desse espécie no mundo, alertou hoje o grupo WildAid.
"Nos próximos dez anos, a China terá cerca de 200 milhões de 'novos ricos', que irão querer sopa de barbatana. Se há demanda, há espaço para comerciantes sem escrúpulos, disse Pekín Steve Trent, presidente da ONG.

Segundo um estudo feito pelo grupo, os consumidores chineses, que consideram o prato um símbolo de status e prestígio, não estão preocupados com o impacto que a onda de caça de tubarões, que não são pescados em águas chinesas, tem no ecossistema.

Eles desconhecem também o método cruel com que os animais são atacados. Depois de presos, suas barbatanas são cortadas e o resto do corpo, jogado ao mar, uma prática proibida em muitos países.

Os tubarões são pegos vivos e tem as barbatanas cortadas e descartados vidos no mar, que recebem o nome de charuto.

Ao meu ver essa é uma crueldade sem limite.


Fonte: http://noticias.terra.com.br/


Eduardo M. Franco

XIII Simpósio de Biologia Marinha



O XIII Simpósio de Biologia Marinha terá em sua Programação 30 minicursos, 10 palestras, 1 mesa redonda, apresentação de trabalhos científicos na forma de painéis e oral, oficinas, além de atividades opcionais e concurso de fotos.

Os objetivos desse encontro são: promover o intercâmbio de conhecimentos entre pesquisadores e estudantes da graduação e pós-graduação e criar oportunidades de discussões sobre temas relevantes à Biologia Marinha.

Têm o prazer de convidá-lo para o evento anual que acontece de 28 de junho à 02 de julho de 2010.

Os minicursos oferecidos são:
Minicursos

9h - 12h


01 - "Sistemática, bioecologia e conservação de cetáceos"
Liliane Lodi - Instituto Aqualie – RJ
51 Vagas


02 - "Dinâmica Populacional Aplicada à Ictiologia - abordando aspectos quali-quantitativos da Dinâmica da Reprodução, da Dinâmica da Alimentação e da Dinâmi"
José Roberto Verani - Universidade Federal de São Carlos
60 Vagas


03 - "Genética Aplicada a Pesca e a Aqüicultura"
Alexandre Hilsdorf - Universidade de Mogi das Cruzes
58 Vagas


04 - "Introdução ao mergulho científico"
Heitor Frossard - Universidade Estadual de Londrina
21 Vagas



05 - "Comunicação química entre organismos marinhos"
Renato Crespo Pereira
59 Vagas



06 - "A água de lastro e os seus riscos ambientais"
Newton Narciso Pereira - Água de Lastro Brasil
60 Vagas


07 - "Etnoecologia e etnoconservação de recursos pesqueiros"
Milena Ramires - UNICAMP - FIFO - Fisheries and Food Institute
60 Vagas


08 - "As Aves Oceânicas do Litoral Brasileiro: Como identificar corretamente"
Pedro Lima - CETREL Empresa de Proteção Ambiental do Pólo Petroquímico de Camaçari - BA.
60 Vagas


09 - "Ecologia de peixes com base no estudo de otólitos"
André Martins Vaz dos Santos - Universidade São Judas Tadeu – USJT
60 Vagas


10 - "Produção Primária em Ecossistemas Marinhos"
Frederico Brandini, Instituto Oceanográfico da USP
60 Vagas


11 - "Introdução às Técnicas Quantitativas para estudos Ecológicos e Ambientais"
Eduardo Tavares Paes - Grupo de Sensoriamento Remoto Aplicado à Pesca - Divisão de Sensoriamento Remoto - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
60 Vagas


12 - "Identificação de Moluscos"
Carlo M. Cunha - Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo
59 Vagas


13 - "Luzes da Lua, a fauna dos ambientes profundos"
Alfredo Carvalho Filho
55 Vagas


14 - "Arquipélago de São Pedro e São Paulo: 10 anos de pesquisas científicas"
Danielle Viana - Universidade Federal de Pernambuco
60 Vagas


15 - "Ecologia e conservação de ambientes costeiros e marinhos, com ênfase em recifes de corais"
Ronaldo Francini Filho - Universidade Estadual da Paraíba
56 Vagas

15h - 18h

16 - "A crise mundial da atividade pesqueira e seu impacto nas espécies e nos ecossistemas aquáticos (com aula prática)"
Luis Felipe de Almeida Duarte e Mariana Loureiro Lima de Arruda Botelho - Instituto de Pesca de Santos –MEPI
60 Vagas


17 - "Ecologia e aplicações da bioincrustação marinha"
Bernardo Antonio Perez da Gama - Universidade Federal Fluminense
59 Vagas


18 - "Metodologias em Educação Ambiental Marinha"
Alexandre de Gusmão Pedrini - UERJ
58 Vagas


19 - "Fotografia Científica"
Eduardo Masami Kitahara
3 Vagas

20 - "Biologia de Organismos Marinhos Venenosos e Peçonhentos"
Matheus Marcos Rotundo - UNISANTA
57 Vagas


21 - "Gestão da Exploração de Recursos Vivos Marinhos e a"
Antônio Olinto Ávila da Silva - Centro APTA Pescado Marinho - Instituto de Pesca
60 Vagas


22 - "Biologia, Ecologia e Manejo de Caranguejos e Siris"
Marcelo Antonio Amaro Pinheiro - Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Campus Experimental do Litoral Paulista (CLP) – Grupo de Pesquisa em Biologia de Crustáceos (Crusta)
59 Vagas


23 - "Biologia Reprodutiva de Peixes"
Mariana Gomes do Rego - Laboratório de Oceanografia Pesqueira - LOP/UFRPE
59 Vagas


24 - "Biologia e Pesca de Tubarões e Raias"
Teodoro Vaske Jr. - UNESP - SV
52 Vagas



25 - "Construindo um monitoramento geográfico de organismos marinhos incrustantes do fouling na costa brasileira"
Fabio Giordano - UNISANTA
30 Vagas



26 - "Em breve"
Paulo Harkot
60 Vagas


27 - "Recifes de Corais: formação, biologia e preservação"
Leila Longo - IB - USP
55 Vagas


28 - "Mergulho de Monitoramento “Reef Check Brasil""
Fábio Negrão - Instrutor Reef Check Brasil/ instrutor e consultor de mergulho nível 02 estrelas, vinculado a Confederação Mundial de Atividades Subaquáticas.
59 Vagas


29 - "Ecotoxicologia Aquática"
Augusto Cesar, Camilo Dias Seabra Pereira e Fernando Sanzi Cortez - UNISANTA
58 Vagas


30 - "Em breve"
Em breve
60 Vagas

Certificados
Os certificados dos minicursos serão entregues no dia 02/07/2010 (no final da aula) e somente se o participante tiver 75% de presença.

Os certificados de participação nas palestras serão entregues no dia 30/06/2010 a partir das 13h30.

Os certificados das oficinas serão entregues após cada oficina.

Informamos que os participantes que não puderem retirar seus certificados nestas datas e horários, devem procurar a Secretaria do Evento, para agendar o envio por correio com um custo de R$ 7,00.

Segunda-via de certificados: R$ 6,00.



Inscrições e mais informações pelo site:
http://sites.unisanta.br/simposiobiomar/2010/index.asp


Como Chegar
Local do Evento:


Rua Oswaldo Cruz, 266 - Boqueirão
Santos/SP - CEP: 11045-907
Tel: (0xx13) 3202-7100 - Ramal: 7316
FAX: (0xx13) 3234-5297

Acessos rodoviários:

Rodovia Anchieta (SP 150); Rodovia dos Imigrantes (SP 160), Rodovia Rio- Santos (BR 101), Rodovia dos Caiçaras (SP 148).

Para quem vem de carro:

Vindo pela avenida da praia ou pelo Centro (entrada da Cidade), basta entrar na Av. Conselheiro Nébias que é paralela à Rua da Universidade.

Para quem vem de avião:

Guarulhos - Santos
As Empresas Expresso Brasileiro e Translitoral fazem o translado (consultar horários nos respectivos sites), outra opção é pegar no aeroporto um ônibus para a estação do Metrô Tatuapé e seguir para a estação do Jabaquara, de onde saem ônibus para Santos de 15 em 15 minutos (esse ônibus passa pela Av. Conselheiro Nébias que é paralela à Rua da Universidade).

Congonhas – Santos
Um táxi até a Rodoviária do Jabaquara de onde saem ônibus para Santos de 15 em 15 minutos (esse ônibus passa pela Av. Conselheiro Nébias que é paralela à Rua da Universidade).


Eduardo M. Franco

Greenpeace


Acredito que quase todas as pessoas já ouviram falar em uma das maiores ONGs que tem atuado em todo mundo com projetos e ações visando à proteção e a recuperação da natureza.
Mas se você assim como eu só ouvi sobre os projetos ou ações e gostaria de saber mais sobre essa ONG. Informações como quem são? Onde é sua sede? Quando foi criada?

Espero com esse texto sanar suas dúvidas.

Para começar quem não sabe uma ONG (organização não governamental) é uma instituição criada e gerenciada essencialmente por civis que se declara como uma instituição sem fins lucrativos com objetivos de modificar aspectos da sociedade (local ou mundial) mobilizando diferentes classes. Normalmente são sustentadas por doações ou instituições privadas.

O Greenpeace foi criado em 1971 no Canadá por imigrantes americanos. São financiados por pessoas físicas e não aceitam recursos de governos nem empresas.
Sua sede fica em Amsterdã (Holanda do Norte) e tem escritórios em mais de 40 países.

Atualmente a ONG tem mais de três milhões de colaboradores sendo que quarenta mil são do Brasil, esses colaboradores fazem doações mensais que variam de acordo com os países. Mas alem de dinheiro recebem também doações de equipamentos que são usados em campanhas.
O Greenpeace tem como objetivo alertar a população sobre os problemas que o desmatamento, consumismo, entre outras ações que estão destruindo nosso planeta.

Na década de 1970 muitas pessoas que não concordavam com a Guerra do Vietnã migraram para o Canadá entre elas os chamados Hippies e ajudaram a fundar o Greenpeace.
Entre muitas campanhas que o Greenpeace promove procuram confrontar os que promovem agressões ao meio ambiente. Para obter sucesso em suas campanhas eles procuram sempre atrair a mídia para a divulgação de suas lutas.

Uma grande vitoria da ONG foi o fim de testes nucleares no Alasca e no Oceano Pacifico. Outra grande conquista foi a proibição da importação de pele de morsa pela União Européia, maratona á caça baleias e a proteção da Antártida contra mineração.
No Brasil as principais vitórias estão relacionadas a extração ilegal de madeira na Amazônia.
A ONG tem atualmente varias campanhas, para saber mais basta acessar o site: http://www.greenpeace.org/brasil

Origem do Nome Greenpeace
O nome da organização veio do acaso: Na ocasião da viagem para impedir um teste nuclear americano em Amchitka foi vendido um button para ajudar a arrecadar fundos para a viagem, as palavras "green" e "peace" foram pensadas para expressar a idéia de pacifismo e defesa do meio ambiente, porém não cabiam num button e foi necessário juntá-las.
Green: Verde
Peace: Paz

Fonte:

1.http://www.greenpeace.org.br/quemsomos/historia.php

2.http://mundodasmarcas.blogspot.com/2006/07/greenpeace-another-world-is-possible.html

3.http://pt.wikipedia.org/wiki/Greenpeace

GreenBlog: http://www.greenblog.org.br/

Eduardo M. Franco

Uma Fantástica Descoberta


Um time de cientistas da Universidade Southern Cross, da Austrália, descobriu que as algas que vivem dentro dos corais produzem uma substância, o dimetil sulfeto, que em contato com o ar ajuda a formar nuvens, que protegem os corais do Sol e mantêm a temperatura da água mais amena.
Os cientistas também descobriram que um aumento de apenas 2ºC na temperatura da água pode fazer com que algumas algas parem de produzir esse gás. Eles levaram pedaços de coral para o laboratório e os estudaram em a águas com diferentes temperaturas, enquanto mediam a quantidade de gás que era liberada. Quando a temperatura da água era de 26ºC, somente dois graus acima da temperatura média em que o coral vive - 24ºC - não houve liberação de dimetil sulfeto. Os cientistas disseram que se isso acontecer com nos oceanos, haverá menos nuvens sobre os recifes de coral (”Environmental Chemistry”, DOI: 10.1071/en06065).
Mas o estudo foi um além. A Austrália tem 2/3 do seu território ocupado por desertos e somente um pouquinho de florestas tropicais, localizadas bem em frente a grande barreira de corais.
“Não é coincidência que essas florestas estejam próximas aos corais”, disse o cientista Graham Jones, que acredita que níveis menores de dimetil sulfeto e menos nuvens possam secar as florestas tropicais australianas.
Para quem acha que um aumento de “somente” 2ºC é pouco, fica mais um exemplo de como a vida no nosso planeta é sensível e maravilhosamente interligada.



Fonte:http://www.greenblog.org.br/

Texto enviado por: Angelica Arruda

quinta-feira, 11 de março de 2010

60 HORA DO PLANETA


No sábado, 27 de março, entre 20h30 e 21h30 (hora de Brasília), o Brasil participa oficialmente da Hora do Planeta. Das moradias mais simples aos maiores monumentos, as luzes serão apagadas por uma hora, para mostrar aos líderes mundiais nossa preocupação com o aquecimento global.

A Hora do Planeta começou em 2007, apenas em Sidney, na Austrália. Em 2008, 371 cidades participaram. No ano passado, quando o Brasil participou pela primeira vez, o movimento superou todas as expectativas. Centenas de milhões de pessoas em mais de 4 mil cidades de 88 países apagaram as luzes. Monumentos e locais simbólicos, como a Torre Eiffel, o Coliseu e a Times Square, além do Cristo Redentor, o Congresso Nacional e outros ficaram uma hora no escuro. Além disso, artistas, atletas e apresentadores famosos ajudaram voluntariamente na campanha de mobilização.

Em 2010, com a sua participação, vamos fazer uma Hora do Planeta ainda mais fantástica!
Existem diversas formas de participação. A primeira delas é se cadastrar.Acesse http://www.horadoplaneta.org.br/participe.php e informe os dados necessários. É bem rápido. O cadastro dos participantes é a principal maneira que temos de avaliar quantas pessoas apagaram as luzes. Os participantes brasileiros serão somados com os de outros países, formando uma grande corrente pelo futuro do planeta. Os nomes das empresas cadastradas vão aparecer na página Quem Já aderiu acesse http://www.horadoplaneta.org.br/aderiu.php e veja a lista de quem já aderiu.

O próximo passo é espalhar a mensagem da Hora do Planeta para o maior número possível de pessoas. Convide familiares, amigos, colegas e membros da sua comunidade para participarem também.

Mais Informações acesse: http://www.horadoplaneta.org.br/index.php


Fonte: WWF-Brasil. Onde a ciência se une à Paixão.
http://www.wwf.org.br/

Eduardo M. Franco

Perguntas e Respostas



Alexandre, eu não sei dizer exatamente a faixa salarial de um Pesquisador de Biologia mais posso te dizer que não é baixa. Outra coisa, como eu já disse em outra postagem áreas para você trabalhar não vão faltar nem empregos, pois cada vez estamos procurando respostas e para isso precisamos fazer pesquisa e é exatamente nessa parte que nós biólogos entramos. Se você gosta de plantas pode evoluir na faculdade na área de Botânica com seu Professor (a), ou seja, você chega e pergunta sobre estágios, pois muitos professores estão envolvidos em pesquisas práticas. O mundo esta precisando cada vez mais de biólogos. Pessoalmente eu adoro o curso e vale a pena cada dia de aula. Outro conselho procure sempre fazer estágios práticos na área que você gosta.

A seguir uma Lista de faculdades públicas na região de SC e PR


Universidade Federal do Paraná
Curso de Ciências Biológicas
Site: http://www.ufpr.br/adm/templates/p_index.php?template=3&Cod=315&hierarquia=6.3.2.5

Universidade Estadual de Londrina
Curso Ciências Biológicas
http://www.uel.br/prograd/index.php

Universidade Estadual de Ponta Grossa
Curso Ciências Biológicas
http://www.uepg.br/

Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Campus: Cascavel
Curso C. Biológicas
http://www.unioeste.br/campi/cascavel/

Universidade Estadual do Centro-Oeste – Guarapuava
Campus Universitário Cedeteg
Curso C. Biológicas
http://www.unicentro.br/

Universidade Estadual de Maringá
Campus Sede (Maringá/PR)
Curso C. Biológicas
http://www.uem.br/

Universidade Estadual do Norte do Paraná
Curso C. Biológicas
http://www.faficp.br/

Universidade Federal de Santa Catarina
Ciências Biológicas
http://www.cienciasbiologicas.ufsc.br/

Universidade da Região de Joinville
Biologia Marinha
www.univille.br

Universidade de Planalto Catarinense
Ciências Biológicas
http://www.uniplac.net/cursos/graduacao.php

Universidade Regional de Blumenau
C. Biológicas
http://www.furb.br

Na maioria das páginas das Universidades tem informações sobre os cursos.
Espero que tenha ajudado

Obrigado

Eduardo M. Franco

segunda-feira, 8 de março de 2010

O que realmente sabemos sobre a Dengue?



A cidade de Santos-SP está passando por uma epidemia de dengue em 2010. Só o Hospital Ana Costa registrou mais de 173 casos entre 11 de Janeiro e 1° de março e sete mortos entre os casos em investigação quatro deles apresentaram características típicas da forma mais agressiva da doença chamada de dengue hemorrágica.
Fonte: Folha Online (S. Paulo Agora, 04/03/2010)

Mais o que nos realmente sabemos sobre a Dengue?

Transmissível por um mosquito que vivem em água parada, caixa d água aberta, etc.

Sintomas

1.Febre alta
2.Manchas no corpo
3.Dores musculares

Mais será que isso é tudo que realmente precisamos saber? E sobre a dengue hemorrágica, poucas pessoas sabem sobre essa forma mais agressiva da doença que segundo o jornal Folha Online está matando muitas pessoas na baixada.
Primeiro de tudo, a dengue é causado por uma bactéria, vírus ou protozoário?
A resposta é vírus, a dengue é uma doença infecciosa aguda causada por um vírus da família Flaviridae e é transmitida pelo mosquito chamado de Aedes aegypti.
Então quer dizer que se eu for picado por um mosquito Aedes aegypti necessariamente vou estar infectado? Não, para o mosquito transmitir a doença ele também precisa estar infectado pelo vírus.
Como a dengue é causada por um vírus e o mesmo tem DNA, pode sofrer mutações e é isso mesmo o que aconteceu. Atualmente existem 4 sorotipos do vírus causador da doença: DEN-1, DEN-2, DEN-3, DEN-4
Mas apenas os 3 primeiros já foram encontrados no Brasil, o quarto tipo só foi identificado na Costa Rica.
A dengue pode aparecer de 4 formas:

•Infecção inaparente
•Dengue Clássica
•Dengue Hemorrágica
•Síndrome de choque da dengue

Infecção inaparente: Nesse caso a pessoa esta infectada pelo vírus mais não apresenta sintomas, acredita-se que a cada 10 pessoas infectadas apenas 2 ou 3 apresente sintomas.
Dengue Clássica: Essa é a forma mais conhecida da dengue que se assemelha a uma gripe, nesse caso os sintomas aparecem de uma hora para outra. A pessoa infectada pelo vírus apresenta: Dores de cabeça, Febre (39° e 40°C), Dor Muscular, Enjôo, Indisposição, vômitos e principalmente nas crianças manchas vermelhas pelo corpo.
Dengue Hemorrágica: Essa é uma das formas mais agressivas da doença, inicialmente pode parecer com a dengue clássica mais depois do terceiro ou quarto dia começa a causar alterações na coagulação sanguínea. O avanço da doença começa a causar hemorragias devido a pequenos sangramentos nos vasos da pele e nos órgãos internos. Essa forma doença pode causar sangramentos nasais, gastrointestinais, gengivais ou até uterinas.

Se não for tratado com urgência pode levar o individuo infectado a morte.
Síndrome de choque da dengue: Alem de ser a forma mais agressiva da doença presente no Brasil é também a menos conhecida de todas.

A pessoa infectada apresenta grande queda de pressão arterial, palidez, inquietação e perde de consciência.Essa forma da doença apresenta varia complicações: alterações neurológicas, problemas cardiorrespiratórios, insuficiência hepática, hemorragia digestiva e derrame pleural. As principais manifestações neurológicas são: delírio, sonolência, depressão, coma, irritabilidade, psicose, demência, amnésias, paralisias e sinais de meningite. Pode levar o individuo a morte se não for tratada com urgência.

Eu confesso que quando comecei a fazer a pesquisa para preparar esse texto não tinha noção que existiam tantos tipos da mesma doença. E podemos concluir que mesmo que pareça uma pequena gripe ou que a dengue clássica não cause tantos óbitos, devemos sempre procurar um médico já nos primeiro sintomas, pois podemos estar desenvolvendo uma forma mais séria da doença como vimos anteriormente.
A dengue não é transmissível homem-homem, é necessário que a pessoa seja picada pelo hospedeiro que como já foi dito anteriormente é um mosquito. Então a melhor forma evitar uma epidemia é evitar que o mosquito se prolifere.

Eduardo M. Franco

domingo, 7 de março de 2010

POR QUE fazer Biologia Marinha?


Eu não me lembro exatamente quando resolvi que iria fazer biologia marinha, mais muitas pessoas desistem ao longo do curso e a maioria é por perceber que não era aquilo que pensava que fosse. Ao contrario do que muitas pessoas pensam o curso não é apenas chegar e começar a cuidar de animais, mergulhar entre outras coisas que vemos os biólogos fazendo na TV. Eu mesmo me surpreendi quando entrei, tinha aula de matemática, física e ao meu ver uma das mais difíceis Anatomia Humana. Mas eu consegui passar e sem DP. Infelizmente existem algumas matérias no segundo ano que não tem qualquer relação com a biologia marinha pois estão relacionadas a parte de licenciatura do curso que são Práticas de Ensino, Didática e Estruturas do Ensino Fundamental. Mas o curso tem muitos momentos gratificantes e um deles é quando nos envolvemos em algum projeto que nos faz entrar um pouco na área pratica do curso. Outra coisa interessante sobre o Biólogo é que nos podemos trabalhar em diversas áreas então não podemos reclamar da falta de emprego. Segundo o CFB (Conselho Regional de Biologia) um biólogo pode atuar em mais de 40 áreas. 1.Professor 2.Consultor 3.Administrador de parques reservas e estações biológicas 4.Palestrante 5.Pesquisador 6.Trabalhar na área de Educação Ambiental 7.Consultor em Empresar Privadas 8.Perícias Judiciais 9.Laboratórios Então nos não podemos reclamar que não existem áreas para trabalhar, pois isso não falta, o que muitas vezes falta é falta de vontade e esforço por parte das pessoas. Uma parte importante para nos tornamos profissionais é fazer estágios e sempre nos envolvermos em projetos, pois nos da uma experiência muito importante. Para concluir eu gostaria de dizer que com todos esses problemas que estão acontecendo no mundo (poluição, aquecimento global e todas as conseqüências que isso traz junto) posso dizer que é gratificante saber que estamos fazendo a nossa parte. Por isso se for cursar biologia, faça por amor e não pensando em ganhar dinheiro ou ficar famoso, pois você será um profissional frustrado. A seguir tem uma relação das matérias que eu já tive, tenho e ainda vou ter na faculdade. Muitas dessas matérias são específicas da universidade que eu curso mas já da para ter uma idéia do que espera os futuros estudantes.

Matriz Curricular:


1º semestre
Anatomia I Biologia Celular I Biologia Molecular I Ecologia de Populações Elementos de Geologia I Física Aplicada I Fundamentos de Matemática I Psicologia da Educação I (EAD) Química Aplicada I Antropologia Atividades Complementares
2º semestre Anatomia II Biologia Celular II Biologia Molecular II Ecologia de Comunidades Elementos de Geologia II Física aplicada II Fundamentos de Matemática II Psicologia da Educação II (EAD) Química aplicada II Atividades Complementares
3º semestre Bioestatística I Física Aplicada III Didática Geral I Estrutura e Func. do Ensino Fundamental Histologia Básica Morfologia Vegetal Química Aplicada III Prát. de Ens. de Ciênc. Biológicas/Est. Superv. I Zoologia I Fisiologia Animal I Português Instrumental I Atividades Complementares
4º semestre Bioestatística II Física Aplicada IV Didática Geral II Estrutura e Func. do Ensino Médio Histologia Funcional e Embriologia Anatomia Vegetal Química Aplicada IV Prát. de Ens. de Ciênc. Biológicas/Est. Superv. II Zoologia II Fisiologia Animal II Português Instrumental II Atividades Complementares
5º semestre Paleontologia Bioquímica I Fisiologia Humana I Fisiologia Vegetal I Iniciação Científica I Microbiologia e Imunologia I Prát. de Ens. de Ciênc. Biológicas/Est. Superv. III Sistemática das criptógamas Zoologia III Genética I LIBRAS Atividades Complementares
6º semestre Evolução Bioquímica II Fisiologia Humana II Fisiologia Vegetal II Iniciação Científica II Microbiologia e Imunologia II Prática de Ens. de Ciênc. Biológicas/Est. Superv. IV Sistemática de Fanerógamas Zoologia IV Genética II Atividades Complementares
7º semestre Algas marinhas I Biologia dos Peixes Marinhos I Biologia Pesqueira I Principios de oceonografia I Bioecologia de amniotas marinhos I (mamíferos) Biologia do Zoobentos Ecologia Marinha Biologia dos Crustáceos Trabalho de Conclusão de Curso em Biologia I Atividades Complementares Disciplinas Eletivas : Educação Ambiental Aquicultura I
8º semestre Algas Marinhas II Biologia dos Peixes Marinhos II Princípios de Oceonografia II Bioecol. dos Amniotas Marinhos II (répteis e aves). Ecologia do Zoobentos Ecologia Dulcicola Biologia dos Moluscos Biologia Pesqueira II Trabalho de Conclusão de Curso em Biologia II Atividades Complementares Disciplinas Eletivas: Avaliação Ambiental Aquicultura Educação Ambiental Maricultura

Eduardo M. Franco

Dica de Leitura





Titulo: GENOMA AUTOBIOGRAFIA DE UMA ESPECIE EM 23 CAPÍTULOS
Autor: Matt Ridley
Editora: Record
398 Páginas
Ano de Lançamento: 2001

O livro fala em cada capítulo sobre algumas funções de cada um dos 23 cromossomos, em alguns casos sobre alguma doença genética, como se manifesta, como foi descoberta entre outras informações. É um livro muito interessante para aqueles que tem interesse em genética. Ou até quem apenas gosta de saber qual a real importancia de nosso DNA.

Eduardo M. Franco