Páginas

segunda-feira, 8 de março de 2010

O que realmente sabemos sobre a Dengue?



A cidade de Santos-SP está passando por uma epidemia de dengue em 2010. Só o Hospital Ana Costa registrou mais de 173 casos entre 11 de Janeiro e 1° de março e sete mortos entre os casos em investigação quatro deles apresentaram características típicas da forma mais agressiva da doença chamada de dengue hemorrágica.
Fonte: Folha Online (S. Paulo Agora, 04/03/2010)

Mais o que nos realmente sabemos sobre a Dengue?

Transmissível por um mosquito que vivem em água parada, caixa d água aberta, etc.

Sintomas

1.Febre alta
2.Manchas no corpo
3.Dores musculares

Mais será que isso é tudo que realmente precisamos saber? E sobre a dengue hemorrágica, poucas pessoas sabem sobre essa forma mais agressiva da doença que segundo o jornal Folha Online está matando muitas pessoas na baixada.
Primeiro de tudo, a dengue é causado por uma bactéria, vírus ou protozoário?
A resposta é vírus, a dengue é uma doença infecciosa aguda causada por um vírus da família Flaviridae e é transmitida pelo mosquito chamado de Aedes aegypti.
Então quer dizer que se eu for picado por um mosquito Aedes aegypti necessariamente vou estar infectado? Não, para o mosquito transmitir a doença ele também precisa estar infectado pelo vírus.
Como a dengue é causada por um vírus e o mesmo tem DNA, pode sofrer mutações e é isso mesmo o que aconteceu. Atualmente existem 4 sorotipos do vírus causador da doença: DEN-1, DEN-2, DEN-3, DEN-4
Mas apenas os 3 primeiros já foram encontrados no Brasil, o quarto tipo só foi identificado na Costa Rica.
A dengue pode aparecer de 4 formas:

•Infecção inaparente
•Dengue Clássica
•Dengue Hemorrágica
•Síndrome de choque da dengue

Infecção inaparente: Nesse caso a pessoa esta infectada pelo vírus mais não apresenta sintomas, acredita-se que a cada 10 pessoas infectadas apenas 2 ou 3 apresente sintomas.
Dengue Clássica: Essa é a forma mais conhecida da dengue que se assemelha a uma gripe, nesse caso os sintomas aparecem de uma hora para outra. A pessoa infectada pelo vírus apresenta: Dores de cabeça, Febre (39° e 40°C), Dor Muscular, Enjôo, Indisposição, vômitos e principalmente nas crianças manchas vermelhas pelo corpo.
Dengue Hemorrágica: Essa é uma das formas mais agressivas da doença, inicialmente pode parecer com a dengue clássica mais depois do terceiro ou quarto dia começa a causar alterações na coagulação sanguínea. O avanço da doença começa a causar hemorragias devido a pequenos sangramentos nos vasos da pele e nos órgãos internos. Essa forma doença pode causar sangramentos nasais, gastrointestinais, gengivais ou até uterinas.

Se não for tratado com urgência pode levar o individuo infectado a morte.
Síndrome de choque da dengue: Alem de ser a forma mais agressiva da doença presente no Brasil é também a menos conhecida de todas.

A pessoa infectada apresenta grande queda de pressão arterial, palidez, inquietação e perde de consciência.Essa forma da doença apresenta varia complicações: alterações neurológicas, problemas cardiorrespiratórios, insuficiência hepática, hemorragia digestiva e derrame pleural. As principais manifestações neurológicas são: delírio, sonolência, depressão, coma, irritabilidade, psicose, demência, amnésias, paralisias e sinais de meningite. Pode levar o individuo a morte se não for tratada com urgência.

Eu confesso que quando comecei a fazer a pesquisa para preparar esse texto não tinha noção que existiam tantos tipos da mesma doença. E podemos concluir que mesmo que pareça uma pequena gripe ou que a dengue clássica não cause tantos óbitos, devemos sempre procurar um médico já nos primeiro sintomas, pois podemos estar desenvolvendo uma forma mais séria da doença como vimos anteriormente.
A dengue não é transmissível homem-homem, é necessário que a pessoa seja picada pelo hospedeiro que como já foi dito anteriormente é um mosquito. Então a melhor forma evitar uma epidemia é evitar que o mosquito se prolifere.

Eduardo M. Franco

4 comentários:

  1. Posts melhores a cada dia amor.

    Seu blog está perfeito!

    ResponderExcluir
  2. Belo post !! Mais do que explicado.

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não entendo porque um VÍRUS,pois um dos vírus que melhor se "adapta" às várias condições é o da gripe. E um dos mais "duro de matar" é o da AIDS (segundo alguns especialistas) Porém, nenhum desses sobrevive em um mosquito. (ou pelo menos afirmam que mosquito não transmite tais virus) Oque tem de especial no vírus da dengue que acaba sobrevivendo em um mosquito e no corpo humano que são condições tão distintas. E porque não em cães, vacas e/ou outros animais? Seria a dengue causada por vírus realmente? Curioso isso!

    ResponderExcluir
  4. Outra coisa que gostaria de comentar é que, Você postou "moro atualmente em Santos-SP mais vivi até meus 18 anos em Piracicaba-SP" e apesar de cursar o 3º ano, agradece a Karol peala ajuda na correção do texto... Só quero dizer que ela terá um grande trabalho com você, rsrssrs. A frase " mais vivi até" a palavra seria MAS e não MAIS. Sou agricultor, 1º grau (só aquele puxão de orelhas kkk Mas o post sobre a dengue está bom! Mas como disse antes, continuo com as dúvidas

    ResponderExcluir