Páginas

sábado, 13 de março de 2010

Greenpeace


Acredito que quase todas as pessoas já ouviram falar em uma das maiores ONGs que tem atuado em todo mundo com projetos e ações visando à proteção e a recuperação da natureza.
Mas se você assim como eu só ouvi sobre os projetos ou ações e gostaria de saber mais sobre essa ONG. Informações como quem são? Onde é sua sede? Quando foi criada?

Espero com esse texto sanar suas dúvidas.

Para começar quem não sabe uma ONG (organização não governamental) é uma instituição criada e gerenciada essencialmente por civis que se declara como uma instituição sem fins lucrativos com objetivos de modificar aspectos da sociedade (local ou mundial) mobilizando diferentes classes. Normalmente são sustentadas por doações ou instituições privadas.

O Greenpeace foi criado em 1971 no Canadá por imigrantes americanos. São financiados por pessoas físicas e não aceitam recursos de governos nem empresas.
Sua sede fica em Amsterdã (Holanda do Norte) e tem escritórios em mais de 40 países.

Atualmente a ONG tem mais de três milhões de colaboradores sendo que quarenta mil são do Brasil, esses colaboradores fazem doações mensais que variam de acordo com os países. Mas alem de dinheiro recebem também doações de equipamentos que são usados em campanhas.
O Greenpeace tem como objetivo alertar a população sobre os problemas que o desmatamento, consumismo, entre outras ações que estão destruindo nosso planeta.

Na década de 1970 muitas pessoas que não concordavam com a Guerra do Vietnã migraram para o Canadá entre elas os chamados Hippies e ajudaram a fundar o Greenpeace.
Entre muitas campanhas que o Greenpeace promove procuram confrontar os que promovem agressões ao meio ambiente. Para obter sucesso em suas campanhas eles procuram sempre atrair a mídia para a divulgação de suas lutas.

Uma grande vitoria da ONG foi o fim de testes nucleares no Alasca e no Oceano Pacifico. Outra grande conquista foi a proibição da importação de pele de morsa pela União Européia, maratona á caça baleias e a proteção da Antártida contra mineração.
No Brasil as principais vitórias estão relacionadas a extração ilegal de madeira na Amazônia.
A ONG tem atualmente varias campanhas, para saber mais basta acessar o site: http://www.greenpeace.org/brasil

Origem do Nome Greenpeace
O nome da organização veio do acaso: Na ocasião da viagem para impedir um teste nuclear americano em Amchitka foi vendido um button para ajudar a arrecadar fundos para a viagem, as palavras "green" e "peace" foram pensadas para expressar a idéia de pacifismo e defesa do meio ambiente, porém não cabiam num button e foi necessário juntá-las.
Green: Verde
Peace: Paz

Fonte:

1.http://www.greenpeace.org.br/quemsomos/historia.php

2.http://mundodasmarcas.blogspot.com/2006/07/greenpeace-another-world-is-possible.html

3.http://pt.wikipedia.org/wiki/Greenpeace

GreenBlog: http://www.greenblog.org.br/

Eduardo M. Franco

Um comentário:

  1. Gostaria de parabenizá-lo pelo post. Realmente muitas pessoas ouvem falar e até tem uma ideia do que seja o Greenpeace, mas não sabem como realmente funciona, como surgiu, etc... Achei super interessante e realmente vale muito apena abraçar essa causa.

    ResponderExcluir