Páginas

domingo, 14 de março de 2010



“Nunca duvide que um pequeno grupo de cidadãos preocupados e comprometidos possa mudar o mundo; de fato é só isso que o tem mudado”.

A Sea Shepherd Conservation Society foi oficialmente fundada no estado de Oregon, nos EUA, em 1981. Já havia a idéia de sua criação quando o Capitão Paul Watson fundou a Earth Force Society em Vancouver, no Canadá, em 1977. O objetivo inicial de ambas as organizações era o de proteção e conservação dos mamíferos marinhos, visando, como meta imediata, o fim da caça ilegal às baleias e focas, porém, posteriormente, a Sea Shepherd expandiu sua missão, incluindo toda a vida marítima.

O Instituto Sea Shepherd Brasil – Guardiões do Mar integra a Sea Shepherd Conservation Society, baseada nos Estados Unidos que também tem escritórios na Austrália, Canadá, Inglaterra, Holanda, França e África do Sul. A Sea Shepherd Conservation Society – SSCS foi fundada em 1977, nos Estados Unidos, pelos fundadores do Greenpeace, que, ao engajarem-se nesse novo projeto, criaram um movimento de caráter mais ágil, objetivo e ativista. Atualmente, a Sea Shepherd é considerada a ONG de proteção dos mares mais ativista do mundo e conta com a participação efetiva de milhares de voluntários em todo o planeta.

Em 1971 dois jovens movidos pela paixão e pela vontade de preservar o Planeta Terra embarcaram em um navio em direção ao Alasca com o objetivo de parar os testes nucleares que seriam conduzidos na ilha de Amtchika. Estas pessoas eram os canadenses Paul Watson e seu parceiro Robert Hunter. Neste mesmo ano estas duas personalidades acabariam encabeçando a criação da ONG mais conhecida do mundo, a Greenpeace. Seis anos mais tarde, os dois ambientalistas decidem deixar a Greenpeace. Paul Watson então funda outra ONG, mais ativista, objetiva, ágil e menos burocrática. Surge então, em 1977, a primeira ONG de proteção dos mares do mundo, a Sea Shepherd Conservation Society. Nestes mais de 30 anos de atuação, a Sea Shepherd e seus voluntários ficaram conhecidos como piratas dos mares, depois de afundar 10 navios baleeiros ilegais e abalroar e impedir a pesca de inúmeros barcos pesqueiros ilegais.

INSTITUTO SEA SHEPHERD BRASIL (ISSB): Estabelecido em 1999, é uma organização não governamental sem fins lucrativos de conservação da biodiversidade marinha e ecossistemas da costa litorânea brasileira, cuja missão é promover ações que visem o estudo, a educação e a proteção da vida selvagem marinha. A Sea Shepherd tem como objetivo executar, junto a entidades públicas, privadas e ONGs nacionais, atividades que promovam a conservação da diversidade biológica e ecossistemas marinhos e costeiros, assim como fiscalizar e denunciar a execução de atividades ilegais que degradem ambientes marinhos e sua biodiversidade.

Mandato do Instituto Sea Shepherd Brasil: O principal mandato do Instituto Sea Shepherd Brasil é fazer cumprir as leis nacionais de conservação e em especial a Constituição da República Federativa do Brasil promulgado em 05 de outubro de 1988.
O Instituto Sea Shepherd Brasil é guiado pela Constituição da República Federativa do Brasil e cita o Art. 225 intitulado Meio Ambiente como a obrigação do Instituto Sea Shepherd de aplicar as disposições jurídicas nacionais pertinentes que visem a conservação da natureza e a proteção do meio ambiente.

Para fazer Doações acesse: http://seashepherd.org.br/doacoes/

Para ser um voluntário acesse: http://seashepherd.org.br/voluntariado/

FONTE:http://seashepherd.org.br/


TEXTO ENVIADO POR:
Renata Falcão

Qual é o animal mais venenoso do Mundo?




Reino: Animalia
Filo: Cnidaria
Classe: Cubozoa
Ordem: Cubomedusae
Família: Chirodropidae
Género: Chironex
Espécie: C. fleckeri


Conhecida popularmente como vespa-do-mar essa água viva tem tentáculos que medem de 3à 5m de comprimento. Encontrada apenas no litoral da Austrália (principalmente entre Outubro e Março).
Quando um de seus tentáculos entra em contato com uma vitima, são lançadas milhares de agulhas microscópicas com veneno que pode levar a vitima ao óbito em 2 minutos. Cada água-viva dessa espécie tem toxina o suficiente para matar 60 adultos.

Nos últimos 100 anos mais de 60 banhistas foram mortos por essa medusa, o dobro de vítimas fatal de ataque de tubarão naquele país.

O que torna difícil o socorro das vítimas é que diferente de outras medusas, o contato com os tentáculos é imperceptível, ou seja, não deixa queimaduras. Poucos minutos após o contato inicia-se a síndrome irukanjdi: um impressionante colapso generalizado na vítima: intensa dor em todo o corpo, a respiração se descontrola, o sistema linfático cessa, a pessoa desmaia e o coração começa a bombear intensamente até que, anestesiado, para de funcionar.

Produz uma sensação de ardor tão intenso, como se te queimasses por dentro. O veneno neurotóxico, produz vários efeitos destrutivos, que atacam o sistema nervoso, o coração e à pele ao mesmo tempo.

Ao ser quase trasparente os banhistas não costumam notar sua presença. Morrem de ataque cardíaco ou afogadas antes inclusive que possam voltar à praia ou ao barco. É o ser mais letal da Terra, cujo veneno age mas rápido que o de qualquer serpente, inseto ou aranha. Seu veneno é 100 vezes mais potente que o da cobra, 500 vezes mais forte que o da caravela Portuguesa e 1000 vezes mais potente que o da tarântula.



Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br

http://www.mdig.com.br

Eduardo M. Franco