Páginas

domingo, 7 de novembro de 2010

A destruição dos manguezais e suas consequências


O Brasil por ter uma grande extensão territorial (aproximadamente 8.511.965 Km²) e uma localização geográfica que é favorável ao desenvolvimento da biodiversidade possui diferentes biomas em seu território. Antes de falar sobre os diferentes biomas que existem no Brasil é preciso definir o que é bioma e ecossistema. .
Bioma é um conjunto de ecossistemas que funcionam de forma estável, ou seja, está em equilíbrio ecológico o que torna esses ecossistemas auto-sustentáveis.

¨Pode-se, portanto entender ecossistema como uma rede de convivência dos seres habitantes de determinado meio ambiente – fauna, flora e microorganismos-, relacionando-se com os outros elementos deste e entre si, tendendo a um equilíbrio dinâmico e evoluindo ao longo do tempo. ¨ (ROCHA at al. 2007)

Os biomas brasileiros são conhecidos por terem grande diversidade de fauna e flora.

Alguns dos biomas presentes no Brasil são: Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Mata de Cocais, Manguezal, Mata dos Pinhais, Cerrado, entre outros. O Manguezal é um dos chamados biomas litorâneos e são muito comuns por toda a extensão litorânea do Brasil.

“O Brasil possui uma das maiores extensões de manguezais do mundo, estendendo-se do Estado do Amapá ao Estado de Santa Catarina, sendo considerado um dos ambientes costeiros mais produtivos.” (KRUG at al., 2007)

Os Manguezais são ecossistemas que portam comunidades vegetais típicas de ambientes alagados, resistentes a alta salinidade da água e do solo. Colonizam as costas tropicais e subtropicais, estando presentes nas Américas, África, Ásia e Oceania. No Brasil, os manguezais ocorrem desde o Cabo Orange no Amapá, até a cidade de lacuna em Santa Catarina. (Santos, 2008)

Os manguezais sempre foram considerados ambientes com poucos atrativos e menosprezados, embora tenham uma grande importância econômica e ambiental. Esse bioma não recebeu grandes atenções, pois no passado a presença de mangue estava associada à febre amarela e á malária. Outra característica que faz do manguezal um ambiente nada atrativo é que seu solo exala um odor característico de gás metano e enxofre devido à grande quantidade de matéria orgânica em decomposição.

“Apesar de todas essas importantes funções, os manguezais eram comumente considerados, no passado, como ‘terras baldia’, chegando-se inclusive a afirmar que deveriam ser transformados em terras ‘úteis e produtivas’.” (ROCHA at al., 2007)

Segundo Coelho-Jr (1998) a estrutura e produtividade dos manguezais estão controlados, principalmente, pela freqüência de inundação pelas marés, taxa de evaporação e aporte de água doce (fluvial e pluvial). Tais fatores são determinantes na biodiversidade do ecossistema, sendo muitas espécies de importância econômica, e alta produtividade primária e secundária (Coelho 1998 apoud Lugo & Snedaker, 1974; Hutchings & Saenger, 1987; Ball, 1988)

Os manguezais prestam um grande serviço para os ecossistemas. Existem diversos trabalhos que citam as funções exercidas pelos manguezais a favor de outros ecossistemas. (COELHO-JR, 1998) →Essas funções são:

1.Fonte de matéria orgânica particulada e dissolvida que constitui a base da cadeia trófica a que pertencem muitas espécies de importância econômica;

2.Proteção da costa contra erosão, assoreamento, prevenção de inundações e proteção contra tempestades;

3.Funciona como um filtro natural, atuando ativamente na filtração e imobilização de produtos químicos (por exemplo, metais pesados).

4.Manutenção da biodiversidade da região costeira;

5.Área de abrigo para alimentação e reprodução de centenas de espécies marinhas, estuarinas e terrestres. Por isso é chamado por vários autores de o berçário da vida marinha;


[...] o manguezal sendo um ecossistema dos mais complexos do Planeta, favorece a segurança alimentar advinda das atividades de subsistência, pois atua como suporte para a pesca e a meriscagem. Serve ainda á preservação das aves, por estar vinculado a rotas de migração de várias espécies, e à geração e produção de vida animal, principalmente marinha, sendo um verdadeiro ¨berçário da vida¨ (ROCHA at al. ,2007)

O mangue funciona como habitar temporário para varias espécies (COELHO, 1998) → diversas espécies alóctones de importância econômica utilizam os estuários margeados por manguezais para reprodução ou para desenvolvimentos de estágios de seus ciclos de vida. Destacam-se os camarões, que através das correntes marinhas penetram nessas áreas na fase de pós-larva, encontrando alimento abundante e abrigo contra muitos predadores. Ao atingirem o estado juvenil migram para áreas marinhas contíguas, onde permanecem até atingirem o estágio de maturação[...] (Coelho 1998 apoud Pereira, 1983; SUDAM/UFMA, 1981; Garcia & Le Reste, 1987, Dantas & Araujo, 1997)

Um papel muito importante desempenhado porem muito pouco conhecido dos manguezais é para com os recifes de corais. (ROCHA at al, 2007) → Essa interação entre água doce e água marinha mostra-se muito importante, por exemplo, em relação aos corais, que dependem dos manguezais, pois este funciona como controladores da qualidade da água costeira. Em contra partida, os corais protegem os manguezais das ondas de forte energia, dissipando-as e criando águas de baixa força e baixa energia, o que é muito relevante para o equilíbrio do manguezal

Mesmo com toda sua importância econômica e ambiental os manguezais vêm sendo degradados. Existem muitos fatores que causam a destruição: Moradias irregulares, Loteamentos e marinas; Desmatamento; Despejo de resíduos sólidos e efluentes industriais; Dragagem; Pesca predatória.

A destruição dos manguezais esta chegou a níveis alarmantes, tanto que no dia 13 de Julho de 2010 foi lançada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente - PNUMA, um Atlas sobres os manguezais existentes em 123 países tropicais e subtropicais. Esse atlas traz informações sobre os diversos ecossistemas formados a partir dos manguezais. Segundo o PNUMA, a pesca de camarões e o desenvolvimento são os principais fatores que estão fazendo os manguezais serem destruídas quatro vezes mais rápidas que as florestas terrestres.

O Atlas revela que uma quinta parte destes ecossistemas foram destruídos desde 1980.
(Jornal O Estado de São Paulo, 13 de Julho de 2010)

A supressão dos estoques naturais relacionadas à destruição dos ecossistemas costeiros causará a supressão de valores culturais difíceis de serem quantificado, que se perdem no tempo e praticamente não retornam às origens nas gerações futuras. (COELHO, 1998)

Alem da iniciativa de reflorestamento é necessário que se faça uma conscientização da importância desse ecossistema para que diminua a quantidade de resíduos sólidos despejados no mangue. Pois como dissemos anteriormente muitos ecossistemas dependem dos nutrientes fornecidos pelo manguezal e a pesca esta diretamente relacionada e se pensarmos que muitas comunidades dependem financeiramente da pesca, as destruições dos mangues afetam diretamente essas comunidades. Entre os peixes economicamente importantes estão: Tainha (Mugil sp), Robalo (Centropomus sp e a Sardinha (Sardinella sp).

“ Os manguezais servem de zona de desova e de alimento de inumeráveis espécies de peixes, chegando a 80% dos recursos pesqueiros dependerem, direta ou indiretamente deles [...]” (ROCHA at al , 2007)

Eduardo M. Franco

15 comentários:

  1. eu fico muito indignada,como tem pessoas sem consiência que ainda ,comete esse tipo de crime...
    pq é crime

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente as pessoas nunca pensam nas consequências futuras que seus atos irão acarretar.

    ResponderExcluir
  3. as pessoas só vão parar de destruir a natureza quando não tiver mais nada, para destruir,

    ResponderExcluir
  4. temos q lutar contra isso urgente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o mais rapedo possivel nos brasileiro devemos lutar pelo q e nosso por direito

      Excluir
  5. affgvsscdsdesrfht7yhug5f

    ResponderExcluir
  6. Adorei , para meu dever a pesquisa ficou Otima ' agradeço por existir esses sates , brigado por exixtir sate , rsrsrsrsrsrsrs , Amei minha Pesquisa !

    ResponderExcluir
  7. as pessoas parece que estão desligada do mundo e jogão lixo dentro dos rios e para eles e normal mais para a sobrevivencia animal e quase empossivel sobreviver a isso não da mais vcs estão acabando com o nosso mundo e depois agente mesmo que vamos sofre com isso não da mais abra os oilhos e vega a suais besteiras não da pare de figir que não esta vendo isso não da mais passou dos limites da vida pare e pense no que vc esta fazendo com o futuro de milhares de crianças que vão sofre com isso chega meu nome e jefferson moro em belém de maria pernambuco meu sonho e ser um biologo deis de criança e não quero que vcs faça este sonho ser so uma realidade que não mais vai existi pare e pense no ceu futuro no meu e no de milhares de animais que sofre com o que vc faz eles não tem cupa de vc ser uma pessoa que não tem comciençia. chega e ora de para em quanto tem tempo ou sofra com seu propio mal

    ResponderExcluir
  8. Pessoal, acessem nosso novo blog: atuabio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. legal mas eu não encontrei o que eu procuro

    ResponderExcluir
  10. Que lixo horrível ruim muito tô nervosa

    ResponderExcluir
  11. Atos absurdos ocorrem diariamente afetando diretamente esse ecossistema (além dos demais), nós temos que começar, e o mais rápido possível, a ter consciência e relacionar nossas atitudes com a natureza e sociedade. A falta de informação pode até ser o maior ou um dos maiores erros dos humanos, mas considero um erro ainda maior o seu egoísmo e falta de percepção diante do meio ambiente, associado a sua completa falta de sensibilidade diante do mundo.
    Olinda, 2016.

    ResponderExcluir
  12. Muito bom o site, parabéns. As informações foram muito úteis.

    ResponderExcluir