Páginas

domingo, 14 de março de 2010

Qual é o animal mais venenoso do Mundo?




Reino: Animalia
Filo: Cnidaria
Classe: Cubozoa
Ordem: Cubomedusae
Família: Chirodropidae
Género: Chironex
Espécie: C. fleckeri


Conhecida popularmente como vespa-do-mar essa água viva tem tentáculos que medem de 3à 5m de comprimento. Encontrada apenas no litoral da Austrália (principalmente entre Outubro e Março).
Quando um de seus tentáculos entra em contato com uma vitima, são lançadas milhares de agulhas microscópicas com veneno que pode levar a vitima ao óbito em 2 minutos. Cada água-viva dessa espécie tem toxina o suficiente para matar 60 adultos.

Nos últimos 100 anos mais de 60 banhistas foram mortos por essa medusa, o dobro de vítimas fatal de ataque de tubarão naquele país.

O que torna difícil o socorro das vítimas é que diferente de outras medusas, o contato com os tentáculos é imperceptível, ou seja, não deixa queimaduras. Poucos minutos após o contato inicia-se a síndrome irukanjdi: um impressionante colapso generalizado na vítima: intensa dor em todo o corpo, a respiração se descontrola, o sistema linfático cessa, a pessoa desmaia e o coração começa a bombear intensamente até que, anestesiado, para de funcionar.

Produz uma sensação de ardor tão intenso, como se te queimasses por dentro. O veneno neurotóxico, produz vários efeitos destrutivos, que atacam o sistema nervoso, o coração e à pele ao mesmo tempo.

Ao ser quase trasparente os banhistas não costumam notar sua presença. Morrem de ataque cardíaco ou afogadas antes inclusive que possam voltar à praia ou ao barco. É o ser mais letal da Terra, cujo veneno age mas rápido que o de qualquer serpente, inseto ou aranha. Seu veneno é 100 vezes mais potente que o da cobra, 500 vezes mais forte que o da caravela Portuguesa e 1000 vezes mais potente que o da tarântula.



Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br

http://www.mdig.com.br

Eduardo M. Franco

2 comentários:

  1. Da medo de entrar no mar lá hein!?

    ResponderExcluir
  2. A imagem é linda, é uma pena ser tão letal ao ser humano.

    ResponderExcluir