Páginas

sábado, 13 de março de 2010

O Consumo




¨Viver é consumir e consumir-se ¨

A revolução industrial deu uma alavancada no capitalismo que por sua vez levou a sociedade a constituir uma filosofia de vida muito perigosa para o nosso planeta. Essa filosofia é que se você não consome muito (freqüentemente) você acaba sendo tachado de atrasado, démodé, pobre, por isso todas as vezes que um produto supostamente sai de moda nos temos que jogá-lo fora e comprar um novo.

A globalização também tem uma forte responsabilidade com esse aspecto.Com o avanço da tecnologia de comunicação e transporte conseguimos fazer cada vez mais com que produtos da China, por exemplo, cheguem ao Brasil. Produtos que muitas vezes tem seu prazo de validade muito curto o que nos obriga querendo ou não comprar cada vez mais produtos que não precisaríamos trocar com tanta freqüência e com isso usar cada vez mais nossos recursos esgotáveis.

Mas junto com o avanço da tecnologia de comunicação veio também o aumento da divulgação de que nosso planeta tem seus recursos naturais esgotáveis e que não podemos desperdiçar, pois no futuro esses mesmos recursos desperdiçados atualmente farão muita falta.

Fazendo uma analogia simples, com a facilitação dos meios de comunicação as pessoas iriam perceber que não podemos consumir desreguladamente, mas é exatamente o contrario que acontece.

Um exemplo disso é uma noticia que saiu nos principais jornais que a crise não prejudicou tanto o Brasil quanto os outros países porque a população brasileira não parou de consumir por medo da crise. Isso mostra o quanto estamos cada vez mais alienados a idéia de que temos que sempre andar com um tênis de marca, mais não aquele que foi lançado semana passada e sim aquele que foi lançado ontem.

Grande parte da responsabilidade disso vem da falta de educação dos pais, que muitas vezes com a melhor das intenções tem aquela idéia ¨eu vou dar tudo o que eu não tive para o meu filho¨ mas eles não pensam que mesmo crescendo sem um Nike no pé e um boné da Hurley na cabeça, eles se tornaram adultos responsáveis e muitas vezes muito bem sucedidos. Então parece que há um erro na filosofia que o capitalismo prega.

Se nós não mudarmos essa mentalidade de que para ser alguém é preciso consumir desregulada mente vamos acabar com todos os recursos naturais do nosso planeta.

Um exemplo muito claro disso é a Amazônia que sofre constantemente com o desmatamento.

Outro problema que o consumismo é a quantidade de lixo que é produzido. Muito do material que é produzido para fabricação de tênis, bonés, sofás, camas, mochilas, computadores, notebooks, TVs, etc., não é encaminhado para reciclagem às vezes por não ter infra-estrutura ou simplesmente por não terem utilidade.

Um problema muito grande é com o chamado Lixos tecnológicos que são aparelhos ultrapassadas tais como: geladeiras, fogões, TVs, computadores, celulares que demoram milhares de anos para se decompor. Outro grave problema é quando esse lixo acaba no mar e com isso pode matar os animais marinhos. Existem muitos casos de aves marinhas que morrem por comerem pilhas e baterias que são lançadas no mar.

Eu sei que não vamos conseguir nos libertar de décadas de influência que nos dizem para consumir e consumir em pouco tempo, mas temos que nos conscientizar e começar a mostrar para os mais novos que nós não vamos crescer infelizes se não tivermos tudo o que a TV fala pra gente ter e que para termos um futuro temos que começar a ter uma vida sustentável, ou seja, temos que consumir apenas o necessário e fabricar produtos com uma capacidade de longa duração e perceber que o capitalismo é um regime ecologicamente falido. Tudo isso é necessário para começar a compensar anos e anos de desperdícios de nossa preciosa matéria prima que desperdiçada cada vez que compramos um produto no R$ 1,99 que só vai durar alguns dias depois jogamos fora.

Eduardo M. Franco

Nenhum comentário:

Postar um comentário