Páginas

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

ES: pinguins são resgatados em praias de Vila Velha



Mais dois pinguins foram encontrados nas prais de Vila Velha, no litoral capixaba (ES). As aves foram estavam, neste domingo, nas praias da Ponta da Fruta e Praia da Costa. Os animais foram resgatados pelo Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes). Eles estavam debilitados, estressados, um deles coberto de óleo e com sinais de hipotermia.

As aves foram levadas para o Instituto Orca, que funciona na Praia da Costa. No local, os pinguins recebem tratamento e ficam em observação, sob o cuidado de veterinários. Em uma segunda fase da recuperação, os dois vão ser integrados ao grupo de pinguins salvos pelo Centro.



O diretor do Instituto Orca, Lupércio Barbosa, levou 12 pinguins para uma piscina no balneário de Guarapari. Os pinguins já haviam sido tratados no órgão. No local outras 32 aves já estão se recuperando.

"Quando começa a frente fria, eles vêm com força para o litoral. O mês de setembro é a época mais crítica, quando aparece o maior número de pinguins perdidos. Esse deslocamento acontece praticamente todos os anos.



Mas a interferência do homem faz aumentar a temperatura nas águas e eles ficam sem alimentos na região da Antártida. Então eles se deslocam para procurar sardinha no sul do Brasil, mas também não acham. Então ficam debilitados e ao sabor das correntes marítimas", explicou Lupércio.

Em 2008 as aves continuaram aparecendo no litoral do ES até os meses de outubro e novembro.

Fonte:Terra

Um comentário: