Páginas

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Por que as zebras têm listras?


Se você pensou que as listras da zebra serviam apenas para camuflagem, errou. Biólogos húngaros e suecos descobriram que a pele bicolor é uma defesa do animal contra parasitas, como a mosca mutuca, que transmitem doenças

Pesquisadores da Hungria e da Suécia acabam de desvendar para o mundo um dos maiores mistérios do reino animal: a utilidade das listras das zebras. Até hoje, acreditava-se que elas serviam para ajudar o animal a se camuflar na natureza - na hora de caçar ou se esconder de predadores -, mas segundo os biólogos elas têm uma função ainda mais nobre: proteger as zebras do ataque de parasitas.

Sabe como? Os parasitas - e, sobretudo, a mosca mutuca, que tem uma mordida bem dolorosa e pode causar necrose na pele do mamífero - são atraídos pela luz e, por isso, preferem animais com a pelagem totalmente escura, que brilha mais. Sendo assim, as listras brancas seriam uma estratégia evolutiva das zebras para afastar os parasitas, que não só transmitem doenças como também incomodam os animais durante a alimentação.

E o mais legal é que os cientistas descobriram tudo isso "brincando" com bonecos. É porque, para saber se a hipótese deles a respeito da utilidade das listras das zebras era verdadeira, eles confeccionaram bonecos listrados, similares a elas, e os colocaram em um campo de Budapeste, na Hungria, junto com bonecos que imitavam cavalos brancos e negros. O resultado? O modelo com listras, que simulava as zebras, foi o que menos atraiu moscas, confirmando a hipótese dos biólogos. Bacana, né?

Fonte:http://planetasustentavel.abril.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário