sábado, 17 de abril de 2010
Governo e empresas do Brasil declaram guerra aos sacos plásticos. E celebram resultados
Em 5 de junho de 2009, no Dia do Meio Ambiente, o Ministério do Meio Ambiente do Brasil lançou a campanha "Saco é um saco", com o objetivo de conscientizar a população sobre os efeitos do uso excessivo de sacos plásticos.
A campanha foi realizada em parceria com redes de supermercado, empresas e instituições que defendem o consumo consciente. O resultado: em 2009, 600 milhões de sacos plásticos deixaram de ser utilizados no país.
Diante do sucesso da iniciativa, a campanha pretende ir ainda mais longe.
Carlos Minc, que deixou o cargo de Ministro do Meio Ambiente em 31 de março para se candidatar a deputado estadual pelo Rio de Janeiro, esteve promovendo a campanha no Rio e comentou que a meta para 2010 é de 1,5 bilhão de sacos. É uma pequena parcela dos 18 bilhões de sacos plásticos consumidos no Brasil anualmente, mas já é um progresso significativo.
Como parte da estratégia da campanha, a rede de supermercados Walmart oferece descontos para pessoas que usam sacolas reutilizáveis em suas compras.
Já o Carrefour foi ainda mais longe e anunciou recentemente que proibirá o uso de sacos plásticos em seus supermercados em quatro anos.
Com ações deste tipo, o Brasil e suas empresas demonstram avanços na prática da sustentabilidade. Apesar de os sacos plásticos não serem os únicos vilões da luta ambiental, a educação para um consumo racional (de qualquer produto) é sempre um passo na direção correta.
Para saber mais acesse:
1.http://www.sacoeumsaco.com.br/
2.http://www.sacoeumsaco.com.br/blog/
Fonte: http://blogs.discoverybrasil.com/descubra-o-verde/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário