Páginas

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Recifes de coral poderão desaparecer até 2050, diz estudo


A pesca excessiva e o aquecimento global estão entre os fatores que ameaçam os recifes de coral, segundo estudo


O aquecimento dos mares causado pela mudança climática, a acidificação dos oceanos provocada pela contaminação por dióxido de carbono, o transporte marítimo, o desenvolvimento costeiro e os resíduos agrícolas são as principais ameaças aos recifes de coral, que permitem milhões de pessoas ganharem a vida. "Se isto não for controlado, mais de 90% dos corais estarão ameaçados até 2030 e quase todos estarão em perigo até 2050", diz o informe.

"As pressões locais como a pesca excessiva, o desenvolvimento costeiro e a poluição, representam a ameaça mais direta e imediata para os recifes de coral de todo o mundo e colocam em perigo mais de 60% das coloridas florestas marítimas em curto prazo", adverte o estudo.

O impacto da mudança climática - uma ameaça mundial para os corais - somente agrava as pressões locais. "O aquecimento dos mares já causou grandes danos aos recifes, devido ao fato de que as altas temperaturas geram uma resposta chamada branqueamento: os corais pedem suas coloridas algas simbióticas", afirmou o relatório.


"Além disso, o aumento das emissões de dióxido de carbono (CO2) está fazendo que os oceanos fiquem mais ácidos, reduzindo a taxa e o crescimento dos corais e diminuindo sua habilidade de manter a estrutura física".

A perda dos recifes de coral privaria milhões de habitantes costeiros de uma importante fonte de alimentos e renda e, além disso, eles ficariam sem sua barreira natural de proteção das tempestades. O desaparecimento dos corais também acarretaria a existência de menos criadouros para a pesca comercial e menos areia nas praias turísticas.

"Precisamos melhorar, rápida e completamente, os atuais esforços para proteger os recifes", afirma o informe, que pretende incentivar o mundo a agir para salvar esses ecossistemas fundamentais.

Fonte:www.terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário