Páginas

terça-feira, 3 de agosto de 2010

A vida sob os mares


Foram dez anos, 360 cientistas e 650 milhões de dólares. O resultado dessa conta saiu agora: pelo menos 230 mil espécies vivem nos oceanos do planeta. Essa é a conclusão a que chegou a rede de pesquisadores do projeto multinacional Census of Marine Life (ou Censo da Vida Marinha, em português).

Tocado por pesquisadores de mais de 80 países, o projeto soltou os dados preliminares de um inventário que ainda está sendo complementado e será divulgado em outubro. Para se chegar aos números, foram usados estudos antigos e novos, num mapeamento do que está sob a superfície aquática em 25 regiões, da Antártica ao Ártico, passando pelos mares temperados e tropicais.


Os dez anos de trabalho, no entanto, não conseguiram mensurar nem de longe tudo o que pode ser encontrado nos oceanos. Os cientistas dizem que, para cada espécie conhecida, há pelo menos quatro outras a serem descobertas.

O que já se sabe, porém, é que animais como peixes e baleias – que logo vêm à cabeça quando o assunto é oceano – representam uma fatia bem pequena do mundo marítimo. Enquanto os mamíferos somam 2% das espécies registradas, os peixes chegam a 12%. Quem está na frente são os crustáceos, com 19%.

O Censo da Vida Marinha também rastreou que boa parte das espécies estão ameaçadas – algumas chegando a ter um declínio de 90% de suas populações – ou já entraram em extinção. Na ponta da linha estamos nós, humanos, responsáveis por esse declínio. Os principais impactos apontados pelos estudos são a pesca predatória e a destruição de habitats.

Fonte:
GreenPeace

Nenhum comentário:

Postar um comentário